Maputo (O Destaque) –A cidade de Maputo foi abalada, na manhã desta terça-feira, 29 de Julho, por um trágico acidente de viação que resultou em duas mortes e 18 feridos, entre graves e ligeiros. O sinistro ocorreu na movimentada Avenida de Angola e envolveu um transporte colectivo que, alegadamente, circulava em excesso de velocidade.
As vítimas, com idades compreendidas entre 22 e 72 anos seis das quais mulheres foram imediatamente evacuadas para o Hospital Central de Maputo, onde recebem cuidados médicos. O Dr. Dino Lopes, director do Serviço de Urgência de Adultos do HCM, explicou que “a maioria dos feridos sofreu fracturas nos membros inferiores, tendo um dos pacientes sido submetido à amputação da perna direita”.
O ambiente no hospital é de preocupação, mas a equipa médica garante que os restantes feridos estão estáveis e fora de perigo.
Embora as investigações ainda estejam em curso, as primeiras informações apontam para o desrespeito pelas regras de trânsito, nomeadamente o excesso de velocidade e a falha na cedência de prioridade, como causas prováveis do acidente.
Este é o quarto acidente colectivo reportado na região do Grande Maputo durante o mês de Julho, um dado que volta a acender o debate sobre a segurança rodoviária e a necessidade de medidas preventivas mais eficazes.
