Ministro da administração estatal e função pública exige revolução nas autarquias locais “é hora de mudanças radicais para salvar o futuro”

Maputo (O Destaque) –Ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, diz que as autarquias locais podem entrar em colapso, se não houver mudanças radicais na gestão. Impissa falava hoje, (15.08), no encerramento da XIV Reunião Nacional das Autarquias Locais onde lançou um recado directo: “Queremos autarquias fortes, capazes e resilientes não estruturas frágeis sem sustentabilidade!”

Durante dois dias de debates acalorados, líderes municipais e autoridades governamentais expuseram, sem rodeios, que parte das 65 autarquias do país está em sérias dificuldades financeiras e técnicas, colocando em risco a qualidade dos serviços públicos.

O Ministro foi categórico: não basta dinheiro é preciso boa gestão, transparência e planeamento estratégico! Ele alertou que a expansão do poder local deve seguir critérios de viabilidade económica, capacidade de gestão e recursos humanos qualificados, sob pena de “multiplicarmos problemas em vez de soluções”.

O dirigente aproveitou a ocasião para deixar as recomendações, relacionadas ao Reforço dos mecanismos de fiscalização e reduzir a dependência do Orçamento do Estado; formação de quadros municipais e modernizar a administração; integrar a Política Nacional de Urbanização para transformar cidades em espaços inclusivos, produtivos e ambientalmente sustentáveis; bem como, a mobilização de receitas próprias e atrair investimentos.

Com um apelo carregado de urgência, o Ministro fechou o evento exigindo lideranças fortes e criativas, capazes de mobilizar os cidadãos e enfrentar de frente os desafios da descentralização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *