Incêndio consome feira em Cuamba; município vai “jorrar” 150 mil meticais para reerguer

Cuamba (O Destaque) -Um incêndio de grandes proporções destruiu 47 barracas na tarde da última terça-feira (16), na antiga feira da cidade de Cuamba, província do Niassa. As estruturas, recentemente erguidas para acolher as festividades dos 54 anos da cidade, marcadas para o próximo dia 30, foram consumidas em poucos minutos.

Segundo testemunhas, o fogo teve origem no interior de uma barraca onde um jovem, aparentemente com distúrbios mentais, cozinhava uma galinha. Um alegado curto-circuito pode ter provocado as chamas. 

Tentamos controlar o fogo, mas não conseguimos. O rapaz ficou só a assistir enquanto tudo ardia”, contou Awaite Cornélio, uma das vítimas.

Cornélio lamenta que, apesar dos gritos de socorro, a resposta das autoridades tenha sido insuficiente. “A SENSAP veio com extintores, mas nem conseguiram usá-los. As barracas arderam todas. Perdemos tudo.”

O mesmo denunciou falhas na logística municipal: “O camião do município chegou, mas o tanque não tinha água. Eles só andam a passear. O governo não está preparado para lidar com emergências.”

Contactado por O Destaque, o vereador municipal Parcrácio Venâncio esclareceu que o espaço foi organizado com recursos limitados: 

Organizamos barracas a baixo custo, feitas de estacas, apenas para criar sombra, disse”. Segundo ele, o município pretende reconstruir as bancas num prazo de quatro dias.

O levantamento preliminar mostra que vamos gastar cerca de 150 mil meticais ou mais para ajudar as pessoas a reerguer o espaço. Em quatro dias teremos as barracas.”, garantiu o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *