Maputo (O Destaque) – Teve início esta segunda-feira, no posto administrativo de Macaneta, distrito de Marracuene, província de Maputo, um ciclo de consciencialização do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), focado na preparação para a aposentação. Este é o penúltimo grupo a beneficiar da iniciativa este ano, reunindo 50 quadros com idades entre os 40 e 45 anos, vindos das diferentes delegações provinciais e das unidades orgânicas centrais da instituição.
Esta acção sucede-se a uma formação idêntica que se realizou na semana passada em Chidenguele, província de Gaza, e que contou com a participação de 60 funcionários. A iniciativa, abrangendo todos os funcionários do INSS, é um esforço contínuo de educação previdenciária que visa promover a literacia e a preparação atempada para o fim do ciclo profissional.
Aniano Tamele, chefe do Departamento Central de Recursos Humanos, destacou a importância de consciencializar os quadros para que a aposentação seja vista não como um ponto final, mas sim como o início de uma nova etapa da vida.
Segundo o responsável, esta é uma iniciativa de grande relevância por configurar uma nova abordagem da vida e do brio profissional do funcionário, após a superação de uma série de desafios ao longo do seu percurso na administração de trabalho.
Tamele frisou que a transição da vida activa para a aposentação não é meramente um processo administrativo, mas sim uma mudança profunda com impacto nas dimensões económica, social, psicológica e até familiar dos funcionários.
