Adeus ao papel: “Revolução digital chega à casa do povo para acabar com suposto desperdício histórico”

Maputo (O Destaque) – Assembleia da República está a avançar com um projecto para reduzir drasticamente o uso de papel no seu dia-a-dia. A ideia, que já está numa fase adiantada de elaboração, é uma parceria entre os técnicos do próprio Parlamento e do Ministério das Comunicações e Transformação Digital.

O plano é para o projecto começar a ser implementado já no próximo ano. O grande motivo por trás desta mudança é o custo elevado que o papel e a impressão de documentos representam para os cofres da instituição.

Quem o diz é o Presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, Helder Injonjo. “Actualmente, o órgão legislativo gasta muito dinheiro com a compra do papel e impressão de documentos”, explicou Injonjo, sublinhando a necessidade de modernização e poupança.

Esta iniciativa enquadra-se no planeamento do Parlamento para 2026. ontem quinta-feira, os deputados aprovaram o programa de actividades e o orçamento do próximo ano, que vai ser de mais de três mil milhões de meticais. É dentro deste montante que se prevê alocar recursos para botar a funcionar o projecto de digitalização e redução do uso de papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *