Nampula (O Destaque) -Uma jovem de 25 anos, referenciada ao Hospital Central de Nampula (HCN) com suspeita de uma gravidez de termo complicada, foi submetida na quarta-feira (03) a uma cirurgia de excelência que revelou um quadro clínico totalmente diferente: um tumor do ovário com mais de 10 quilos ocupava a sua cavidade abdominal.
A paciente, natural da Zambézia e residente em Mutauanha, Nampula, chegou ao HCN após passagem pelo Hospital Geral de Marrere, onde se suspeitava de uma gestação com apresentação fetal transversal. A marcante distensão abdominal e a ausência de menstruação sustentavam a hipótese inicial.
Contudo, uma avaliação criteriosa no HCN, incluindo ecografias e uma TAC, revelou a verdade: não havia qualquer gravidez. A equipa de Ginecologia e Obstetrícia, sob a liderança da médica Filipa Ganje Lisboa, diagnosticou um tumor gigante e altamente vascularizado no ovário.
Cirurgia Exigiu Precisão e Esforço Físico
A intervenção cirúrgica, descrita como “delicada e tecnicamente desafiante”, exigiu precisão extrema devido ao tamanho e à forte irrigação sanguínea da massa tumoral. A remoção bem-sucedida do tumor, com peso superior a 10 quilos, testou inclusive a resistência física da equipa, já após longas horas na sala de operações.
