A chefe da diplomacia do Reino dos Países Baixos em Moçambique, Elsbeth Akkerman, está em missão de trabalho no corredor da Beira desde a última terça‑feira. Nesta quinta‑feira, 4 de dezembro, visitou a sede da plataforma DECIDE, na cidade da Beira, onde foi recebida por membros da organização da sociedade civil liderada pelo activista social Wilker Dias.
Durante a visita, a embaixadora informou‑se sobre os projectos da DECIDE e ressaltou a importância de criar mecanismos que incluam, de facto, quem não tem voz no Diálogo Nacional Inclusivo, do qual a DECIDE faz parte. Em resposta ao apelo de Akkerman, a Organização da Sociedade Civil Moçambicana para a Monitoria Democrática e dos Direitos Humanos confirmou que tem mantido contactos com a Comissão Técnica para o Diálogo Nacional Inclusivo, a fim de ampliar a participação de mais cidadãos neste processo de âmbito nacional.
Ao final, a embaixadora exortou à formação de mulheres, sobretudo das vítimas do terrorismo em Cabo Delgado, visando o empoderamento económico em áreas como culinária, mecânica e outras.
Na ocasião, Plataforma DECIDE informou que já está a capacitar mulheres deslocadas pelo terrorismo em reparação de motorizadas, a título de exemplo.
