Hospital Provincial de Lichinga já conta com sistema canalizado de gases medicinais

Maputo (O Destaque) –O Hospital Provincial de Lichinga (HPL), na província do Niassa, passou esta quarta-feira (17) a beneficiar de um moderno sistema canalizado de gases medicinais, um investimento que promete melhorar significativamente a qualidade da assistência médica prestada à população.

Com capacidade para distribuir até 40 mil litros de ar comprimido, o novo sistema permitirá o fornecimento contínuo de oxigénio às enfermarias e outros sectores hospitalares, fortalecendo a resposta a situações de emergência e cuidados intensivos.

O director nacional adjunto de Assistência Médica no Ministério da Saúde (MISAU), Sérgio Seni, que presidiu o acto de inauguração, destacou que esta infraestrutura representa um marco importante nos esforços para modernizar os hospitais de referência no país. “Trata-se de um dos 36 sistemas de gases medicinais instalados nos últimos cinco anos em hospitais de referência em todo o país, com um investimento global de 17 milhões de dólares, financiado por diversos parceiros do MISAU”, sublinhou.

Por sua vez, o secretário de Estado na província de Niassa, Silva Livone, apelou à conservação do equipamento e à sua utilização racional, sublinhando que o investimento deve servir o bem-estar dos cidadãos e a melhoria contínua do sistema de saúde local.

Com esta nova valência, o Hospital Provincial de Lichinga passa a dispor de três formas de fornecimento de oxigénio aos seus utentes, garantindo maior segurança e eficiência no tratamento de pacientes em estado crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *