Aliança de ferro: Museveni e Samia Hassan selam nova era de cooperação em Dar Es Salaam

O Destaque — O Presidente da Uganda, Yoweri Kaguta Museveni, é esperado este sábado, 7 de Fevereiro de 2026, na Tanzânia, para uma visita de trabalho de um dia. Trata-se de um encontro de alto nível que visa consolidar os laços históricos e económicos entre as duas nações da África Oriental.

Museveni será recebido pela sua homóloga, a Presidente da República Unida da Tanzânia, Doutora Samia Suluhu Hassan. O diálogo entre os dois estadistas deverá centrar-se no reforço das relações diplomáticas, na cooperação económica bilateral e na análise de questões prementes da agenda regional e internacional.

Um dos pontos fulcrais da agenda de trabalhos é o acompanhamento do Projecto do Oleoduto de Petróleo Bruto da África Oriental (EACOP). Este empreendimento de grande envergadura é visto como uma infraestrutura vital, destinada a gerar benefícios económicos significativos para ambos os países e para toda a região da Comunidade da África Oriental (EAC).

Museveni é o primeiro líder internacional a visitar o país após as eleições gerais de 29 de Outubro de 2025. Recorde-se que o processo eleitoral tanzaniano foi marcado por episódios de violência, que resultaram em perdas humanas, feridos e danos materiais avultados.

Esta é também a primeira viagem oficial de Yoweri Museveni ao estrangeiro desde o início do seu sétimo mandato, a 15 de Janeiro de 2026. Museveni, que lidera os destinos da Uganda desde 1986, reafirma assim a prioridade dada à aliança com a Tanzânia na sua política externa.

A visita sublinha a vontade mútua de manter a estabilidade regional e de impulsionar projectos de desenvolvimento que possam mitigar as tensões políticas internas através do crescimento económico partilhado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *