Niassa (O Destaque) -Num anúncio histórico feito durante comício popular, o Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, declarou que a futura Fábrica de Grafite de Nipepe, na província do Niassa, será inaugurada em 2026. O empreendimento é apresentado como o símbolo de uma “viragem histórica” para Moçambique, que passa de exportador de matérias-primas a processador e criador de valor dentro das suas próprias fronteiras.
“A nossa visão é clara: os recursos minerais devem ser processados em Moçambique, beneficiando os moçambicanos”, afirmou o Chefe de Estado, sublinhando o rompimento com o “modelo que empurrou o país, durante décadas, para a mera exportação de matéria-prima”. Tal como no projecto de Inhassoro, com a fábrica de processamento de gás, Nipepe representa a materialização do Plano Nacional de Industrialização Agregada.
Mineral Estratégico Coloca País na Vanguarda Global
O Presidente Chapo destacou o grafite como mineral estratégico fundamental para a economia do futuro, essencial na fabricação de baterias de alta tecnologia, dispositivos de precisão e equipamentos para a transição energética mundial. Ao industrializar este recurso, Moçambique posiciona-se num mercado global dinâmico e de alto valor.
“A industrialização de grafite será uma fonte de novas oportunidades económicas e maior valor acrescentado para o país”, declarou, acrescentando que o projecto terá um “papel estruturante” no novo ciclo económico. Este ciclo transformará o Niassa de “detentor de potencial” a “protagonista da industrialização”, dinamizando sectores como logística, construção e serviços em toda a região.
Desenvolvimento com Rosto Humano: Reassentamento Concluído
O Governo garantiu que o crescimento económico não se fará à margem das comunidades. O bairro de reassentamento para as famílias directamente afectadas pelo projecto em Nipepe já está concluído, oferecendo habitação condigna e acesso a serviços básicos. Esta medida visa assegurar que o desenvolvimento seja inclusivo e traga bem-estar social tangível.
Estimativas oficiais apontam para um forte impulso no desenvolvimento local e provincial, através da geração massiva de emprego especialmente para a juventude criação de empresas auxiliares e fortalecimento do empreendedorismo local.
Rumo a um Moçambique que Produz e Prospera
Com a futura inauguração da fábrica, o Executivo reafirma a sua aposta estratégica num “Moçambique que produz, transforma e prospera”. O projecto de Nipepe é, assim, mais do que uma infraestrutura industrial; é apresentado como o motor de um novo capítulo na história económica nacional, onde as riquezas do subsolo se convertem, finalmente, em progresso e oportunidades para todos os moçambicanos.
