Chapo pede espírito patriótico aos moçambicanos residentes na Espanha 

Maputo (O Destaque)-O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, manteve um encontro comunidade moçambicana residente em Espanha, e apelou para que mantenha viva a chama do orgulho nacional e do patriotismo.

Durante um encontro com representantes da diáspora, no primeiro dia da sua visita ao Reino da Espanha, o Chefe de Estado sublinhou a importância do compromisso com os valores e interesses de Moçambique, independentemente da sua localização geográfica.

Temos que continuar com este orgulho de sermos moçambicanos, sermos patriotas, continuarmos a defender o interesse nacional e do povo moçambicano em qualquer local onde nós nos encontramos“, afirmou o Presidente Chapo, reforçando a ligação inquebrável que deve unir os moçambicanos à sua terra natal.

Na ocasião, o Presidente Chapo partilhou uma panorâmica da situação política, económica e social de Moçambique, destacando os esforços contínuos para a consolidação da paz e da estabilidade no país. O estadista enfatizou o papel crucial do diálogo como ferramenta de inclusão nacional, referindo-se à recente assinatura, a 5 de Março, do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo. Este marco, o primeiro acordo multilateral do género no país, já foi convertido em lei pela Assembleia da República. Chapo fez questão de sublinhar que este processo de diálogo não se esgota com a assinatura do acordo, mas prossegue agora com a integração de todos os estratos da sociedade moçambicana.

O Presidente aproveitou ainda para recordar as celebrações do 50.º aniversário da independência nacional, que tiveram lugar a 25 de Junho no histórico Estádio da Machava, o mesmo palco onde, em 1975, o Presidente Samora Machel proclamou a independência de Moçambique.

Apesar dos avanços, o Presidente da República reconheceu a existência de desafios persistentes que o país enfrenta.

Há muitos desafios ainda que temos que continuar a trabalhar, como a questão do combate à corrupção, que é um mal que afecta e infecta a nossa sociedade”, disse, apontando ainda preocupações com crimes transnacionais, como o branqueamento de capitais e os raptos, que impactam negativamente o desenvolvimento nacional.

A comunidade moçambicana residente em Espanha, por sua vez, expressou a sua profunda gratidão pela oportunidade de se encontrar com o Chefe de Estado e pela atenção dedicada às suas preocupações.

Revelaram que têm organizado regularmente encontros para debater formas de contribuir, dentro das suas possibilidades, para o desenvolvimento nacional, mantendo um firme compromisso com a terra de origem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *