Chapo sonha com comboio eléctrico para revolucionar transporte no Grande Maputo  

Tanzânia(O Destaque) – O Presidente da República, Daniel Chapo, não escondeu o seu entusiasmo esta quinta-feira ao visitar o moderno comboio eléctrico de Bitola Standard na Tanzânia, um projeto que classificou como “inspirador” para toda a África Austral. Acompanhado pela Primeira-Dama, Gueta Selemane Chapo, o chefe de Estado moçambicano deixou claro que, Moçambique está a trabalhar para ter o seu próprio comboio elétrico, começando pelo Grande Maputo. 

Durante a visita à estação ferroviária tanzaniana, Chapo destacou os benefícios revolucionários deste meio de transporte a começar pela segurança e rapidez para os passageiros, alívio do caótico trânsito nas estradas e integração regional.

O nível das estradas não se compara ao de um comboio elétrico. É um projeto crucial para o desenvolvimento das nossas cidades e da economia“, afirmou o Presidente da República.

Questionado sobre a possibilidade de Moçambique adotar um sistema semelhante, o Presidente foi direto: 

“Sim, já estamos a trabalhar nisso”, garantiu Chapo.  

O projeto, segundo revelou, poderá começar em fase piloto, com foco na região do Grande Maputo, onde o tráfego é mais crítico. A ligação entre Maputo, Matola e Marracuene surge como prioridade para descongestionar a capital. 

Pode não começar logo a nível nacional, mas o Grande Maputo precisa desta solução urgente“, explicou Chapo, deixando claro que o governo está a “trabalhar a todo o gás” para tornar o comboio eléctrico uma realidade. 

Além do comboio, o Presidente Chapo visitou o Centro Histórico da Libertação Africana, um símbolo da luta pela independência no continente. O gesto reforçou os laços históricos e políticos entre os dois países, encerrando a sua visita oficial à Tanzânia. 

Se concretizado, o comboio eléctrico pode representar uma verdadeira revolução na mobilidade urbana moçambicana. Com o trânsito a atingir níveis insustentáveis, a aposta num transporte rápido, seguro e sustentável pode ser a chave para o desenvolvimento do país. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *