Maputo (O Destaque) — O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu um aviso meteorológico alertando para a ocorrência de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas, em várias regiões do país.
De acordo com o boletim nº 013/INAM-SCPM/250.2/2026, emitido às 10 horas deste sábado o fenómeno poderá persistir até às 24 horas do dia 18 de janeiro de 2026.
As áreas de maior risco incluem as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo. Em Inhambane, o alerta abrange distritos como Zavala, Inharrime, Panda, Jangamo, Homoíne, Morrumbene, Funhalouro, Massinga, Vilankulo, Inhassoro, Mabote, Govuro, bem como as cidades de Maxixe e Inhambane.
Na província de Gaza, o aviso estende-se aos distritos de Chicualacuala, Massangena, Mapai, Chigubo, Mabalane, Massingir, Guijá, Chibuto, Chókwè, Limpopo, Bilene, Mandlakazi, Chongoene e à cidade de Xai-Xai.
Já na província de Maputo, estão em risco os distritos de Magude, Moamba, Manhiça, Marracuene, Namaacha, Boane e Matutuíne, incluindo as cidades de Maputo e Matola.
O INAM prevê precipitações entre 30 e 50 milímetros em 24 horas, podendo atingir localmente valores entre 50 e 100 milímetros, sobretudo nas zonas mais afetadas. As chuvas poderão ser acompanhadas de trovoadas frequentes e ventos fortes, aumentando o risco de inundações localizadas e outros incidentes.
A instituição recomenda à população a adoção de medidas de precaução e segurança, evitando a travessia de zonas inundadas, garantindo a segurança de bens e mantendo-se informada através dos comunicados oficiais.
