Da bala ao legado: ANAMOLA imortaliza Elvino Dias com fundação em nome da justiça, segundo a formação

Maputo (O Destaque) –Meses depois do brutal assassinato de Elvino Dias, regado por 25 balas junto ao activista Paulo Guambe em Outubro de 2024, o recém-criado partido ANAMOLA decidiu transformar dor em resistência. Nesta terça-feira, 19 de Agosto, foi anunciada em Maputo a criação da Fundação Elvino Dias, uma instituição que terá como missão a defesa da justiça social, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

A revelação foi feita por Dinis Tivane, porta-voz do partido liderado por Venâncio Mondlane, durante uma conferência de imprensa em que também foi anunciada a futura Associação ANAMOLA, voltada para actividades sociais alinhadas à visão política do partido.

A memória do advogado e activista já havia sido homenageada em Dezembro passado, com o Prémio Nelson Mandela, atribuído postumamente pela Ordem dos Advogados de Moçambique e pela associação portuguesa ProPública. Na ocasião, a viúva de Elvino defendeu que o valor do prémio, 745.184,50 Meticais, fosse usado para reabrir o escritório do marido e continuar a assistir famílias vulneráveis que procuram justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *