Maputo (O Destaque) –A Baixa da Cidade de Maputo registou uma surpresa curiosa e insólita l, nos últimos dias. O Conselho Municipal de Maputo (CMM) emitiu uma mota a informar sobre dois crocodilos que pareciam estar a “passear” pelas estruturas de drenagem da Avenida Samora Machel. Os répteis foram encontrados durante as actividades de limpeza do box-culvert da Avenida, que decorrem no âmbito das obras de drenagem da Baixa.
De acordo com a nota do município, o primeiro caso foi registado no sábado, e o segundo animal notificado na manhã desta segunda-feira.
O CMM assegura ter agido de imediato, alertando as autoridades competentes para a ocorrência. As equipas estão agora no terreno, não só para monitorar a zona, mas também para garantir a remoção segura dos animais e evitar qualquer risco para os trabalhadores envolvidos nas obras e para os munícipes que circulam na área.
Embora não se saiba a origem exacta dos crocodilos, a sua presença em canais urbanos de drenagem reforça a necessidade de vigilância, daí que o município aproveita para apelar a todos à necessidade do redobrar da atenção ao circularem pela Avenida Samora Machel, respeitando rigorosamente as orientações das equipas técnicas no local, enquanto prosseguem os trabalhos de limpeza e, principalmente, de monitoria da presença de outros animais.
Até aqui não foi registado qualquer incidente causado pelos rastejantes.
