Maputo – (O Destaque)-Num momento em que o país dá os primeiros passos rumo a um novo ciclo de reconciliação política, o partido PODEMOS reuniu-se, na tarde de terça-feira, 29 de Julho, com Deputados da Assembleia da República da Itália, numa visita que reforça o compromisso internacional com a paz e a inclusão democrática em Moçambique.
O encontro decorreu em Maputo e contou com a presença do presidente do PODEMOS, Albino Forquilha, bem como dos parlamentares italianos Giangiacomo Calovini, do partido Fratelli d’Italia — força política que sustenta o governo — e Federica Onori, do partido Azione, segunda força mais votada naquele país europeu.
A reunião centrou-se na análise do contexto político moçambicano, com destaque para o processo de Diálogo Político Nacional e Inclusivo, recentemente homologado pelo Presidente da República. “O nosso objectivo é promover uma nova cultura política em Moçambique. Precisamos de um modelo que evite a violência pós-eleitoral e garanta justiça para todos os moçambicanos”, afirmou Forquilha, que também representa a oposição como líder político.
Durante o encontro, os parlamentares italianos demonstraram interesse em compreender o papel do PODEMOS nas manifestações recentes e no processo de reconciliação em curso. Segundo os representantes europeus, a estabilidade política de Moçambique é uma prioridade regional e internacional.
“Reafirmamos o nosso compromisso de apoiar Moçambique na consolidação de um diálogo político sério, transparente e inclusivo, onde todas as vozes da sociedade sejam ouvidas”, declarou a deputada
Mais cedo, a delegação italiana, acompanhada por diplomatas da Embaixada da Itália em Maputo, reuniu-se também com a Comissão Técnica do Diálogo Político Nacional e Inclusivo para avaliar o andamento das negociações e escutar propostas concretas sobre o processo.