Nampula (O Destaque) – Parece mentira, mas é verdade. Nem sequer uma semana durou e está novamente cortada na ligação entre as províncias de Nampula e Cabo Delgado, no norte do país. O desvio recentemente inaugurado pelo governador Eduardo Abdula, para facilitar a circulação entre as duas províncias simplesmente desabou.
Quase 5 dias depois da abertura, a ponte foi arrastada pela fúria das águas do rio Monapo, e tudo foi reduzido em nada.
A ponte ora desabada, faz parte de um investimento incluso no orçamento dos 700 milhões de meticais para a reposição da ponte e construção do desvio provisório, com vista a facilitar a ligação entre Nampula e Cabo Delgado, atravessando o rio Monapo.
O Governador de Nampula, Eduardo Abdula, visitou o local e culpou a chuva pela situação. Para já, a reposição vai depender da boa vontade da mãe natureza. Aliás, os fundos também
“Nós vamos resolver esse problema, para permitir a passagem de carros de forma condicionada, enquanto identificamos fundos a nível do governo central e provincial”, disse o governador da província, Eduardo Abdula.
A ponte alternativa entre Nampula e Cabo Delgado, operava das 6 às 22 horas, em formato de “Stop and Go” e acesso era restrito a viaturas dentro dos limites de peso permitidos por lei.
A ponte sobre o rio Monapo, que assegurava esta ligação, foi destruída no início de Março pela passagem do ciclone tropical Jude.
