Maputo (O Destaque) — O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, está a realizar na tarde de hoje uma visita de trabalho às zonas da Cidade e Província de Maputo afectadas pelas chuvas intensas que, nos últimos dias, têm provocado cheias e inundações.
A deslocação do Chefe do Estado surge na sequência do alerta vermelho decretado pelo Governo, durante a Segunda Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros, orientada hoje e dedicada à avaliação do actual quadro da época chuvosa.
No terreno, o Presidente da República está a inteirar-se do impacto das chuvas nas comunidades afectadas, avaliar os danos registados em infra-estruturas públicas e privadas e acompanhar as acções de resposta que estão a ser implementadas pelas autoridades.
A agenda inclui encontros com autoridades locais, equipas de socorro e membros das comunidades, com o objectivo de reforçar a assistência humanitária, a prevenção de riscos adicionais e a mitigação dos efeitos das cheias, num contexto em que se mantém a previsão de continuidade de precipitação intensa.
“Passámos por aqui porque estamos a sofrer com os efeitos das chuvas. Apesar das dificuldades, estamos satisfeitos com a colaboração de todos. O país encontra-se em alerta vermelho, o que nos permitirá mobilizar mais apoios. A época chuvosa ainda está a começar e queremos assegurar que estamos convosco”, disse o Presidente da República.
