Rússia anuncia vacina de câncer, já está a ser testada em pacientes de forma grátis

O mundo da medicina está a tremer com uma notícia que veio da Rússia. Cientistas russos anunciaram a novidade: eles já têm uma vacina contra o câncer e já começaram a testar em pacientes, A promessa é grande: se tudo correr bem, já no próximo ano de 2026, qualquer cidadão russo vai poder receber a tal vacina sem pagar um único cêntimo.

A vacina, que recebeu o nome de ‘EnteroMix’, é daquelas de tecnologia de ponta, do tipo mRNA  a mesma base das vacinas contra a Covid-19, mas muito mais evoluída. A ideia é genial: os médicos pegam nos dados genéticos do tumor de uma pessoa, criam uma vacina personalizada e injectam. A vacina, que usa vírus que não fazem mal, vai ensinar o sistema de defesa do corpo a caçar e a matar só as células do câncer, deixando as saudáveis em paz.

Apesar de o anúncio ser uma notícia para todos, os doutores mais céticos em todo o mundo estão a pedir calma. Eles dizem que ainda não viram nenhum estudo sério publicado que prove, com clareza, que a vacina funciona de verdade e não traz perigos. Lembram também que “câncer” são mais de 100 doenças diferentes, e não é certo que uma vacina sozinha possa acabar com todas de uma vez.

Mesmo com estas dúvidas, a notícia alastrou em pouco tempo. Vários países já manifestaram interesse para sua aquisição. como Cuba, Venezuela e Nicarágua, mas também outros como México, Colômbia, Paraguai, Sérvia, Cazaquistão e Vietname. Este último, o Vietname, já está em conversas avançadas para não só comprar, mas também para produzir a vacina lá na terra deles.

Se a vacina russa se mostrar mesmo eficaz, pode ser a virada de página num dos maiores pesadelos da humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *