Cabo Delegado (O Destaque) — A direcção da Universidade UniRovuma, extensão de Montepuez, na província de Cabo Delgado, confirmou o afastamento de dez docentes na sequência de denúncias de corrupção académica relacionadas com alegada troca de notas por favores sexuais.
Do total de envolvidos, dois docentes foram expulsos, sete demitidos e um despromovido, além da aplicação de uma multa disciplinar. As medidas foram tomadas após a conclusão de um processo interno de averiguação que apurou indícios suficientes para responsabilização disciplinar.
Em entrevista concedida esta terça-feira (17) à rádio local, a directora da instituição, Helena Mamudo, explicou que, antes da decisão final, os docentes foram suspensos preventivamente, com o objectivo de assegurar a imparcialidade e transparência das investigações.
“Optámos por suspender os docentes enquanto decorria o processo, para garantir liberdade na recolha de provas e um tratamento justo dos factos”, afirmou.
Segundo a responsável, a decisão foi tomada após a formalização de denúncias a nível institucional, que culminaram na instauração de processos disciplinares. “Todos os dez docentes foram sancionados e encontram-se fora do exercício das suas funções”, esclareceu.
Helena Mamudo revelou ainda que os visados recorreram das decisões, conforme prevê a lei, aguardando-se agora o desfecho dos recursos. Entretanto, permanecem afastados da universidade.
A directora reconheceu que práticas desta natureza muitas vezes não são denunciadas por medo ou receio de represálias por parte dos estudantes. Por isso, a instituição está a intensificar acções de sensibilização junto da comunidade académica e da Associação dos Estudantes, assegurando mecanismos de protecção aos denunciantes.
Em parte, a universidade afirma estar a reforçar a formação interna em matérias de ética, deontologia profissional e responsabilidade no relacionamento entre docentes e discentes.
A direcção da UniRovuma garante que continuará a adoptar uma postura de tolerância zero contra actos que comprometam a integridade académica, reafirmando o compromisso com um ambiente universitário seguro, justo e transparente. Avança a Zumbo FM
