Chapo  Desafia Jovens Empresários a Liderar a Independência Económica de Moçambique

Maputo, (O Destaque) – O Presidente da República, Daniel Chapo, convocou os jovens empresários  a assumirem a liderança na busca pela independência económica do país. O apelo foi feito durante a abertura da Conferência “Independência Económica: 50 anos de Liberdade, 50 Anos de Oportunidades”, um evento promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) de Moçambique, que marca as celebrações dos 50 anos da independência nacional.

Chapo descreveu a conferência como um momento de “introspecção colectiva”, enfatizando a necessidade de reafirmar os valores de liberdade, justiça social e prosperidade económica que unem os moçambicanos. O estadista  reconheceu os avanços desde 1975, mas salientou que a liberdade económica permanece um desafio fundamental . Para o Presidente, a nova geração tem a responsabilidade de superar o subdesenvolvimento, transformando os vastos recursos do país em progresso e dignidade. “O desafio da nossa geração não é de sobreviver, é de vencer o subdesenvolvimento, criar empregos dignos e de qualidade, principalmente para a nossa juventude”, afirmou.

O Chefe de Estado destacou o potencial de Moçambique, mencionando que investimentos na ordem dos 50 bilhões de dólares norte-americanos estão previstos para os próximos anos nos três grandes projectos de gás na Bacia do Rovuma. Sublinhou, contudo, a importância de assegurar que uma parcela impotante  desses recursos beneficie directamente os cidadãos moçambicanos, através da valorização do conteúdo local e da revisão da legislação pertinente.

Dirigindo-se directamente aos jovens, o Presidente Chapo transmitiu seis mensagens essenciais, incluindo a importância de valorizar a experiência das gerações mais velhas, de encarar o empreendedorismo como um acto patriótico e de urgência na criação de um novo e mais favorável ambiente de negócios. “Vocês são a geração da segunda independência. Cinquenta anos depois da nossa libertação política, cabe a esta geração conquistar a libertação económica de Moçambique”, exortou.

Chapo reiterou o empenho do Governo em implementar reformas para optimizar o ambiente de negócios, combatendo a burocracia e a corrupção,  mencionou ainda  a criação do Gabinete de Reformas e Projectos Estratégicos como um sinal do compromisso em ouvir o sector privado e remover as barreiras ao crescimento económico.

Em resposta, os jovens empresários presentes no evento solicitaram ao Governo um maior reforço institucional para o sector privado nacional, mais incentivos à inovação, apoio à industrialização e facilitação do investimento. Eles asseguraram que estão “organizados, determinados e prontos para fazer a sua parte” na construção de um Moçambique mais próspero.

Encerrando seu discurso, o Presidente Daniel Chapo deixou uma mensagem de mobilização e esperança: “Chegou a hora da verdade económica, a hora da segunda libertação, que é o lançamento dos alicerces para a nossa independência económica. Vamos dar conteúdo económico à nossa soberania”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *