Lisboa( O Destaque)− O podcast “Gungunhana: Quando Portugal Raptou um Rei“, da CNN Portugal, conquistou o International Women’s Podcast Award na categoria de podcast em língua não inglesa, um reconhecimento da sua qualidade e do impacto de revisitar uma parte importante da história de Moçambique.
Esta série documental aprofunda a complexa trajectória de Gungunhana, o último imperador do vasto Império de Gaza. É importante lembrar que Gungunhana foi uma figura central na história da região, sendo o primeiro líder local de destaque a ter contacto directo com os exploradores e colonizadores portugueses, marcando o início de uma era de tensões e confrontos pela soberania territorial. Ele se tornou um símbolo da resistência à ocupação portuguesa no final do século XIX.
Composta por oito episódios de cerca de 30 minutos cada, a produção da CNN Portugal, com apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, alia uma investigação rigorosa a uma narrativa envolvente. A jornalista e pivô da CNN Portugal, Sara de Melo Rocha, autora do podcast, explora os mistérios em torno da captura de Gungunhana e o seu exílio nos Açores, revelando detalhes até então pouco conhecidos. Este prémio destaca a importância de produções que resgatam e recontam capítulos significativos da história africana com rigor e sensibilidade.
