Maputo (O Destaque) -O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, recebeu esta sexta-feira em Maputo o Embaixador cessante do Reino da Tailândia, Soradjak Puranasamriddhi, para os cumprimentos de despedida após um mandato de três anos. O encontro, marcado por um tom de solidez na parceria, focou-se no fortalecimento da cooperação bilateral e multilateral em áreas-chave.
Em foco estiveram a política, economia, mineração e agricultura. O Embaixador Puranasamriddhi destacou a proximidade da relação, mencionando a recente consulta política e a próxima reunião do Comité de Comércio em Banguecoque. “A Tailândia é um dos provedores de arroz para Moçambique. Nos últimos dois anos, Moçambique também ofereceu o gás LNG para a Tailândia, o que fortalece a relação entre os nossos países”, sublinhou.
Uma das principais áreas de potencial expansão é a agricultura. O diplomata salientou as semelhanças climáticas e geográficas entre os dois países. “Temos que fortalecer a nossa cooperação para o desenvolvimento da agricultura em Moçambique”, afirmou, defendendo que a Tailândia, como um dos exportadores mundiais de alimentos, tem “bastante técnicas”.
A mineração também foi tema de discussão, com o Embaixador a realçar a liderança tailandesa na produção de rubis. Concordando com o Presidente Chapo sobre a qualidade do rubi moçambicano, ele indicou que a colaboração neste campo é algo a ser explorado no futuro próximo, notando que muitos tailandeses já vêm a Moçambique para adquirir a gema.
No plano multilateral, o Embaixador referiu que o Presidente Chapo realçou a cooperação nas Nações Unidas e agradeceu o apoio da Tailândia durante a Presidência de Moçambique no Conselho de Segurança. No encerramento do encontro, o Chefe de Estado moçambicano aceitou o convite para efetuar uma visita à Tailândia. A relação entre Moçambique e a Tailândia, segundo o diplomata, é “bem próxima”.
