Wacoxa’s, artista de Cuamba, diz que foi “usado” na campanha eleitoral e não foi pago

Maputo(O Destaque)-O músico Awaite Cornelio, conhecido como Wacoxa’s, da cidade de Cuamba, denunciou um padrão de promessas não cumpridas e alegada falta de pagamento por parte da autarquia local. Em entrevista ao O Destaque, o artista relatou ter atuado em diversas campanhas autárquicas e no Dia da Cidade de Cuamba, em 2024, mas afirma nunca ter recebido os valores prometidos, que seriam de 7000 meticais por músico pela actuação.

Wacoxa’s afirma ter sido uma figura presente nas campanhas autárquicas, onde presidentes eleitos e candidatos prometiam, em troca da sua música, benefícios como emprego e remuneração. 

O primeiro foi o mandato do Vicente. Fiz música de campanha, não sei o que ele conseguiu ganhar… foi eleitorado. Depois dali, prometeu nos dar emprego… aquilo foi tudo em vão”, desabafou.

A frustração atingiu o pico após o Dia da Cidade, em 2024. Wacoxa’s relata ter actuado no palco, onde viu outros músicos receberem 7000 meticais, mas, para si, “não recebi.” O artista diz ter tentado reclamar:

Tentando reclamar, sempre que alguém me deu, poderia me dar mais. Chegou um momento que os vereadores do município me mandavam embora”, desabafou.

O músico lamenta ter “engolido a água”, em referência à frustração causada pelas promessas políticas não concretizadas.

Wacosha também levantou preocupações sobre a forma como os músicos são tratados nos eventos municipais, acusando os vereadores de extorsão. O músico alega que os vereadores “extorquiam os músicos… Dizendo que vão dar show, vão dar show do valor que você vai receber, e você vai ter 50% ou 50%, sem cara, sem vergonha.”

Em relação ao festival deste ano, Wacoxa’s afirma ter sido completamente ignorado, apesar de ter tido o seu nome e fotografia em panfletos de anos anteriores, além de fazer parte do grupo de WhatsApp do evento. Ele afirma que ele e “cerca de 10 colegas”, que correram nas campanhas, foram deixados de lado:

É uma coisa que está me chocando, está me chocando muito. E são pessoas que correram na campanha, correram acima de tudo, e mesmo assim, eles não quiseram satisfazer os músicos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *