Maputo (O Destaque) – Um episódio insólito está a chamar a atenção das autoridades e da opinião pública no Chade: uma cabra foi detida nas imediações de uma instalação militar, sob a suspeita de envolvimento numa operação de vigilância clandestina.
O animal foi encontrado com um dispositivo eletrónico preso ao pescoço uma câmara miniaturizada com capacidade de transmissão de imagens em tempo real. A localização do incidente, considerada sensível do ponto de vista estratégico, levou os militares a classificar o caso como uma potencial ameaça à segurança nacional.
Fontes locais revelaram que o equipamento poderá ter sido usado para recolher imagens das instalações e enviá-las a indivíduos ainda não identificados, levantando a hipótese de espionagem conduzida por meios não convencionais.
Embora o caso pareça insólito, especialistas em segurança afirmam que o uso de animais ou drones camuflados para fins de vigilância tem vindo a crescer em zonas de conflito ou em contextos de tensão geopolítica.
