Maputo (O Destaque) — O Banco de Moçambique (BM) veio a público esclarecer um caso que tem gerado preocupação nas redes sociais sobre o aparecimento de notas do Metical da série de 2024 sem os habituais números de série.
Depois de analisar as notas em circulação, a instituição confirmou que o dinheiro é verdadeiro, mas apresenta defeitos que o tornam inadequado para o uso diário no mercado nacional.
“Apesar de serem genuínas, estas notas devem ser retiradas de circulação”, faz constar o BM, numa nota recebida pelo Jornal Destaque. No entanto, o BM não explica como é que as notas foram parar no mercado, facto que pressupõe que alguém as tenha colocado, num acto de clara “sabotagem”.
No documento partilhado à imprensa, o BM reitera, apenas, que as notas mantêm o seu valor legal e explicou que qualquer cidadão que tenha este dinheiro em sua posse pode dirigir-se aos balcões dos bancos comerciais para fazer a troca por notas novas sem qualquer custo.
Na nota, o regulador do sistema financeiro aproveita para alertar a população sobre os cuidados necessários para que o dinheiro dure mais tempo. “Recomenda-se que as notas sejam guardadas em locais secos e limpos, evitando-se práticas comuns que as danificam, como dobrar excessivamente, escrever nelas, agrafar ou usá-las em buquês de flores”, frisa.
“O objectivo é manter a qualidade da moeda e a segurança do sistema financeiro em todo o país”, conclui.
