Maputo (O Destaque) – Crise energética paralisa o sudoeste europeu. Um dos maiores apagões eléctricos da década deixou milhões de pessoas no escuro nesta segunda-feira, quando um colapso generalizado atingiu as redes de Portugal, Espanha, sul da França e noroeste da Bélgica por volta das 11h34, hora local.
O apagão ainda sem causas oficialmente confirmadas, provocou a queda totalde energia em Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona e cidades francesas como Bayonne.
Por conta da situação, grande parte dos serviços essenciais como hospitais estão em modo de emergência, 14 hospitais espanhóis operando com geradores, metrôs paralisados e semáforos inoperantes, para alem da queda das redes móveis em quase 60% das áreas afetadas.
Em Portugal 30% do território permanece sem eletricidade. Já na vizinha Espanha bairros periféricos de Madrid e Valencia seguem com cortes intermitentes e na França 95% do fornecimento foi restabelecido, excepto em zonas rurais dos Pirenéus.
Até ao momento, decorrem investigações para identificar possíveis causas.
Em alguns aeroportos mais de 1200 voos foram cancelados e estima-se a apagão tenha causado prejuízos em mais de 400 milhões de euros.
