Candidata do CCM prometeu desenvolvimento rural em Mtwara

Maputo (O Destaque) -A candidata à presidência da Tanzânia pelo partido Chama Cha Mapinduzi (CCM), Dra. Samia Suluhu Hassan, encerrou esta Sexta-feira, 26 de setembro, a sua campanha na província de Mtwara com promessas claras voltadas ao fortalecimento da agricultura e da pecuária.

Falando diante de uma multidão no Estádio Sabasaba, Samia reconheceu os desafios existentes entre agricultores e pastores em algumas zonas, como Nanyumbu, mas assegurou que estão em marcha soluções estruturadas.

Se nos derem a vossa confiança, vamos continuar a demarcar áreas específicas para pastores. Pretendemos passar dos actuais três milhões de acres para seis milhões, permitindo uma pecuária moderna e harmoniosa com a agricultura”, disse.

Além da terra, Samia prometeu abrir novos mercados para produtos locais como caju, sésamo e feijão-bóer, bem como atrair investimento para a instalação de unidades de processamento no Parque Industrial de Kongani, no distrito de Mtwara.

No que diz respeito à gestão agrícola, a candidata sublinhou o compromisso de reforçar a supervisão das cooperativas para evitar desperdícios e atrasos nos pagamentos aos produtores. “Queremos cooperativas fortes, transparentes e com acesso a serviços financeiros eficazes, através do nosso recém-criado Banco Cooperativo”, explicou.

Num tom progressista, Samia destacou ainda a aposta no uso de tecnologias modernas. “Os próximos cinco anos serão marcados pelo uso intensivo de tecnologia, incluindo inteligência artificial, para aumentar a eficiência na produção”, afirmou.

A intervenção da candidata foi recebida com entusiasmo, encerrando uma jornada de campanha que procurou mostrar resultados, mas também traçar novas metas para o futuro da Tanzânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *