“Famoso” Projecto Mphanda Nkuwa no Zambeze reforçará segurança energética e integração regional

Maputo (O Destaque) -Moçambique e Zâmbia anunciaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento conjunto do projecto hidroeléctrico Mphanda Nkuwa, no rio Zambeze, em território moçambicano. Com uma capacidade estimada de 1.500 megawatts, o projecto visa aumentar significativamente a oferta de energia para ambos os países e contribuir para a estabilidade energética da região.

O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, destacou que a colaboração demonstra o empenho dos dois países em fortalecer a cooperação económica e promover o desenvolvimento sustentável. “Zâmbia e Moçambique devem melhorar o comércio por meio da interconectividade energética e do reforço das infra-estruturas transfronteiriças”, afirmou.

O Presidente, Daniel Francisco Chapo, confirmou que uma delegação de alto nível da Zâmbia visitará Moçambique na segunda semana do próximo mês, com o objectivo de conhecer mais detalhadamente os aspectos técnicos, financeiros e ambientais do projecto. A visita reforça o interesse conjunto em acelerar a implementação de Mphanda Nkuwa.

Uma vez operacionalizado, o projecto fornecerá energia não só à Zâmbia e Moçambique, mas também a outros países membros da Comunidade da África Austral (SADC), através da Southern African Power Pool (SAPP). A cooperação entre a Electricidade de Moçambique (EDM)e a empresa zambiana Zesco Limited destaca o papel fundamental das parcerias público-privadas para alcançar a segurança energética e impulsionar a competitividade industrial da região.

O projecto Mphanda Nkuwa é visto como uma alavanca para a integração económica e energética regional. Além de expandir a capacidade de geração, espera-se que traga benefícios socioeconómicos significativos, incluindo a criação de empregos e o reforço da infraestrutura energética partilhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *