Manica (O Destaque) – A população do distrito de Sussundenga, província de Manica, passa a contar a partir desta quinta-feira com serviços locais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), após a inauguração da primeira delegação distrital na região.
A cerimónia de inauguração do edifício de um piso, construído de raiz, foi presidida pela Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane.
O novo edifício, possui área a de atendimento ao público, sala de reuniões e gabinete do delegado, arquivo e sala de processamento de informação, para além de um gerador eléctrico de 25 KVA e tanque de água com capacidade para 6 mil litros.
Esta delegação integra o plano de expansão nacional do INSS, que já inaugurou unidades semelhantes em vários distritos do país, incluindo Metuge (Cabo Delgado), Lago (Niassa) e Marracuene (Maputo).
A ministra Ivete Alane destacou os benefícios da nova infraestrutura.

“Com esta delegação, os cidadãos de Sussundenga deixam de percorrer longas distâncias até Chimoio para aceder aos serviços básicos de segurança social. Estamos a cumprir o nosso compromisso de descentralização e aproximação dos serviços às comunidades.”
A entrada em funcionamento do edifício traz um significado especial para os utentes do Sistema de Segurança Social no distrito de Sussundenga, mais concretamente os contribuintes (entidades empregadoras), os beneficiários (trabalhadores) e pensionistas, dado que passam a dispor de melhores condições de atendimento, assim como deixam de se deslocar à cidade de Chimoio à procura de serviços da segurança social.
O mesmo vai, igualmente, oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários da delegação distrital de Sussundenga.
A inauguração das instalações da delegação distrital do INSS, esta Quinta-feira, foi testemunhada pela governadora provincial, Francisca Domingos Tomás, pelo edil de Sussundenga, Manuel Sumila, pelos membros do governo distrital e pela população local. Do lado do INSS, estiveram presentes o PCA, Kabir Fahar Ibrahimo, o Director-Geral, Joaquim Moisés Siúta, entre outros quadros da instituição e do Ministério do Trabalho, Género e Acção Social.

Alane reforçou o desejo apelando para que os trabalhadores que exercem actividade por conta própria se inscrevam e paguem as contribuições à segurança social, com vista a garantirem a sua protecção social.
“A inscrição é um passo, que é apenas o começo. O passo seguinte é o de garantir que o Sistema funcione com seriedade, transparência e a gestão criteriosa dos recursos que cada um de nós aqui entrega com esforço”, acrescentou.
Ivete Alane pediu aos contribuintes e beneficiários para que exijam do INSS um atendimento digno, humano, transparente e responsável na gestão de fundos.
“O cidadão é o primeiro fiscal deste sistema. O contribuinte é o guardião do bom funcionamento da segurança social. Não se calem perante maus serviços. Não aceitem práticas que descredibilizam um sistema construído com tanto esforço ao longo dos anos” frisou.
Noutro desenvolvimento, a Ministra do Trabalho, Género e Acção Social apelou aos funcionários da delegação distrital do INSS em Sussundenga para que cuidem das instalações.
