Moçambique e FMI abrem nova página de cooperação económica

Maputo (O Destaque) –Moçambique e o Fundo Monetário Internacional (FMI) deram um passo rumo a uma nova fase de cooperação. Durante uma visita oficial a Washington, o Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se com dirigentes da instituição financeira internacional e obteve um acordo para a criação de um programa económico ajustado à realidade e prioridades nacionais.

O novo entendimento abre espaço para uma missão técnica do FMI já em Novembro, que virá ao país para conhecer de perto o modelo económico que o Governo moçambicano pretende implementar.

Segundo informações oficiais, o FMI acolheu positivamente o pedido de um programa moldado à visão moçambicana de desenvolvimento, comprometendo-se a prestar apoio técnico para a sua concretização. O objectivo central é criar condições para a diversificação económica, geração de emprego e estabilização macroeconómica.

Durante o encontro, o Presidente Chapo reconheceu os desafios que o país enfrenta no plano económico e sublinhou a necessidade de reforçar a base fiscal, melhorar a eficiência na cobrança de impostos e combater a corrupção como pilares para um crescimento sustentável.

O encontro foi marcado por um ambiente de confiança mútua, com o FMI a expressar abertura para apoiar Moçambique na consolidação das suas reformas estruturais e na mobilização de recursos internos. A aposta está em promover um modelo de desenvolvimento inclusivo, que fortaleça o papel do sector privado e garanta maior justiça social.

Este novo capítulo nas relações com o FMI representa uma oportunidade estratégica para Moçambique relançar a sua economia com base numa agenda própria, mas ancorada na cooperação internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *