Zambézia (O Destaque) – Depois de ter dado entrada, ontem (13), no Hospital Central de Quelimane, Joel Amaral foi imediatamente encaminhado aos Serviços de Urgência. Amaral chegou consciente, mas em estado critico e apresentando ferimentos e intenso sangramento.
Apesar de danos causados pelo impacto das balas, o MC está fora de perigo.
“A adesão simplesmente esteve a nível do cor cabeludo. Apos isso, ele foi dirigido ao bloco operatório onde foi feito uma limpeza exaustiva e não foi encontrada nenhuma presença de bala, nesta região”, garantiu a directora de urgências no HCQ, Palmira Chirungo, tendo acrescentado que, a vítima está a registar melhorias significativas.
Entretanto, a Polícia da República de Moçambique confirma a ocorrência, mas diz não ter qualquer pista dos presumíveis malfeitores.
“Neste momento estamos com as linhas operativas no terreno, em coordenação com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), com vista ao rápido esclarecimento deste caso e para que os mesmos indivíduos que protagonizaram essa acção criminosa sejam responsabilizados”, afirmou o Porta-voz da PRM em Quelimane, Miguel Caetano.
Na manhã desta segunda-feira, Venâncio Mondlane chegou ao Hospital Central de Quelimane, na companhia do seu assistente jurídico Dinis Tivane, para uma visita a Joel Amaral e prestar solidariedade para com a vítima
Já o Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de repúdio e solidariedade na sequência do baleamento do músico e político Joel Amaral, ocorrido na cidade de Quelimane. O Chefe de Estado diz que o atentado é uma afronta à democracia e ao princípio de Estado de Direito.
“Recebemos, com profunda preocupação, a notícia do baleamento do músico e político Joel Amaral. Este acto de violência gratuita não é apenas um ataque contra um cidadão que contribui com o seu saber e dedicação ao nosso país, mas também uma afronta à democracia e aos princípios de um Estado de Direito, que todos devemos proteger”, lê-se no comunicado da Presidência da República.
Joel Amaral iniciou sua carreira política ao lado de Manuel de Araújo e atualmente é Mobilizador Nacional do movimento liderado por Venâncio Mondlane.
