Nampula (O Destaque) – Já está reaberto troco que liga Namialo ao Rio Lúrio, via tida como sendo de extrema importância para escoamento de pessoas e bens entre as províncias de Nampula e Cabo Delgado, na região norte do país.
A ponte sobre o rio Monapo, que assegurava esta ligação, foi destruída no início de Março pela passagem do ciclone tropical Jude e com a conclusão da alternativa provisória, o trânsito foi restabelecido e flui naturalmente.
“A prioridade era garantir a passagem de pessoas e mercadorias. O empreiteiro fez um trabalho rápido e eficaz. Já se pode atravessar sem o uso de barcos”, disse o governador de Nampula, Eduardo Abdula, no decurso de acto de reabertura de transito.
Atenção que, apesar da entrada em funcionamento da via, ela vai operar de forma condicionada. Ou seja, a circulação operar em formato de “Stop and Go” e acesso restrito a viaturas dentro dos limites de peso permitidos por lei.
“Cada grupo deve passar quando for a sua vez. É essencial evitar congestionamentos e respeitar as orientações da ANE e da polícia”, apelou o Governador de Nampula.
No que diz à reconstrução definitiva da ponte, Abdula garantiu que o governo provincial está à procura de fundos junto do Governo Central e Administração Nacional de Estradas (ANE), tendo apontando outros pontos tidos como críticos e que a breve trecho poderão ser igualmente intervencionadas como é o caso de Lalaua, Mogincual, Ribáuè e Mecubúri.
