SERNIC intercepta Mais de 200 kg de suruma em Moatize

Moatize(O Destaque)- Numa operação de rotina que resultou numa das maiores apreensões de droga do ano na região centro do país, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve, na noite de domingo, dois cidadãos no distrito de Moatize, província de Tete, na posse de mais de 200 quilogramas de cannabis sativa.

A substância proibida estava dissimulada em fardos de roupa usada, popularmente conhecidos como “calamidade”, e era transportada numa viatura com destino ao distrito de Angónia. O carregamento, segundo o SERNIC, teve origem no Reino de Eswatini, evidenciando a existência de rotas transfronteiriças utilizadas para o tráfico de estupefacientes.

A apreensão ocorreu no posto de controlo de Mboza, onde os agentes, alertados por comportamentos suspeitos, decidiram revistar a viatura. Foi durante essa acção que descobriram os fardos com a droga, escondidos entre peças de roupa usada, numa tentativa de ludibriar as autoridades.

Estamos diante de uma quantidade significativa e preocupante para os padrões da província”, referiu um porta-voz do SERNIC, sublinhando que é a primeira vez que se intercede um volume tão elevado de suruma nesta zona.

Os dois indivíduos detidos afirmam que apenas foram contratados para transportar os fardos e alegam desconhecimento do conteúdo ilícito. Ainda assim, estão a ser investigados por possível ligação a uma rede maior de tráfico de droga.

O SERNIC reafirma o seu compromisso no combate ao narcotráfico e avança que continuarão as acções de vigilância e controlo nas principais rotas rodoviárias e fronteiriças. A investigação prossegue com o objectivo de identificar todos os envolvidos na cadeia de fornecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *