TERRA TREME NO SUDESTE ASIÁTICO: MYANMAR E TAILÂNDIA ABALADAS POR SISMOS PODEROSOS

TERRA TREME NO SUDESTE ASIÁTICO: MYANMAR E TAILÂNDIA ABALADAS POR SISMOS PODEROSOS

Maputo(O Destaque)- O chão rugiu e a terra estremeceu com violência no coração de Myanmar, onde um sismo de magnitude , 7,7 na escala Richter, deflagrou uma onda de destruição que se propagou até à vizinha Tailândia. O impacto, sentido com intensidade, deixou um rasto de edifícios danificados e vidas em sobressalto.

Na capital birmanesa, Naypyitaw, a solidez de templos ancestrais e a segurança de lares foram postas à prova pela força da natureza. Feridos, em busca de amparo, convergiram para unidades de saúde, pintando um quadro humano da tragédia.

Por outro lado,o abalo mas não menos ameaçador, sacudiu a Tailândia com uma magnitude de 6,4. Em Banguecoque, a pujança do desenvolvimento moderno cedeu perante a fúria sísmica: um imponente edifício de 30 andares em construção ruiu, engolindo sob seus escombros pelo menos 43 trabalhadores. A dimensão da catástrofe levou o governo tailandês a uma medida drástica: a declaração de estado de emergência, sinalizando a urgência e a gravidade da situação.

Num gesto de solidariedade regional, a Índia estendeu a mão, oferecendo assistência imediata aos países vizinhos em sofrimento. Em Myanmar, a destruição não se limitou a edifícios, estendendo-se a infraestruturas vitais como pontes e estradas, complicando ainda mais os esforços de resgate e avaliação.

Enquanto o pó assenta e o eco dos tremores caracterizam, as autoridades de ambos os países enfrentam a árdua tarefa de contabilizar as perdas humanas e materiais. A dimensão total da tragédia ainda se desenha, mas a força implacável da natureza deixou uma marca indisfarçável no Sudeste Asiático.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *