Maputo, (O Destaque) – O Governo anunciou o repatriamento de 16 cidadãos Nacionais, vítimas de tráfico humano, que se encontram detidos há vários meses na República Democrática e Popular do Laos. A operação está marcada para o dia 28 do corrente mês, com chegada prevista a Maputo, onde os repatriados serão acolhidos pelas autoridades antes de serem encaminhados para as suas províncias de origem.
O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, no habitual briefing após a sessão do Conselho de Ministros. Segundo as autoridades, os Moçambicanos foram atraídos por falsas promessas de emprego no exterior e acabaram envolvidos em redes de tráfico humano.
Dos 23 cidadãos inicialmente identificados como vítimas no Laos, sete continuam em paradeiro incerto, alegadamente ainda algures no continente asiático. As autoridades Moçambicanas, em coordenação com parceiros internacionais, continuam a trabalhar para localizar e resgatar os desaparecidos.
Durante a conferência de imprensa, o Ministro da Administração Estatal e Função Pública fez um apelo direto à população: “Evitem aceitar propostas de trabalho fora do país sem a devida verificação dos contratos e sem o cumprimento das normas migratórias.”
