Maputo, (O Destaque) –O Presidente da República, Daniel Chapo, reforçou esta semana, no Japão, o apelo à retoma urgente do megaprojecto de gás natural na Bacia do Rovuma, liderado pela TotalEnergies. o Chefe de Estado transmitiu a ideia de urgência, ritmo e continuidade na materialização do investimento, importante para a economia nacional.
Durante encontros com a gigante japonesa Mitsui, uma das parceiras no consórcio do projecto de gás em Cabo Delgado, o Presidente foi claro: “Achamos que é o momento de trabalharmos para que estes projectos se materializem e possamos desenvolver o nosso país.”
A extracção de gás natural liquefeito em Afungi está suspensa desde 2021, devido à insegurança na região. A retoma plena das operações pode representar uma viragem significativa para as receitas do Estado, para o investimento estrangeiro e para o posicionamento de Moçambique no mercado energético global.
No mesmo périplo diplomático, Chapo discutiu ainda o reforço da cooperação no âmbito do Corredor de Nacala, uma iniciativa de desenvolvimento integrado que inclui agricultura, logística, turismo, zonas francas e infra-estruturas.
O Governo espera que, com a estabilidade progressiva em Cabo Delgado e o envolvimento contínuo de parceiros estratégicos como o Japão, o país entre finalmente numa nova fase de industrialização e crescimento inclusivo.
