Trump recebe iíderes africanos para reforçar parcerias económicas e diplomáticas

Washington (O Destaque) –Num movimento diplomático com foco no fortalecimento das relações com o continente africano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu esta quarta-feira os chefes de Estado da Libéria, Senegal, Gabão, Mauritânia e Guiné-Bissau. O encontro, realizado na Casa Branca, teve como principal objectivo a criação de novas oportunidades de cooperação económica e política.

Durante o almoço oficial, Trump destacou o potencial natural e estratégico dos países africanos, elogiando as “ricas terras, abundantes em minerais e petróleo”, sublinhando que os EUA vêem o continente como um parceiro com capacidade de crescimento. O presidente americano afirmou também que os cinco países presentes não devem ser alvo de tarifas comerciais, sinalizando um ambiente favorável ao investimento mútuo.

Além da vertente económica, o encontro abordou questões de segurança, infraestruturas e boa governação. Trump referiu-se ao recente acordo de paz entre a República Democrática do Congo e o Ruanda assinado sob mediação americana como sinal de progresso. “Há muitos desafios, mas também sinais de reconciliação. Queremos ser parte da solução”, afirmou.

De acordo com fontes da Casa Branca, está a ser preparada uma cimeira mais abrangente entre os EUA e líderes africanos, prevista para coincidir com a Assembleia Geral da ONU, em setembro. O evento deverá marcar uma nova fase na diplomacia económica entre Washington e África.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *