Universidade Rovuma Adopta Tolerância Zero Contra Corrupção e Assédio

Nampula (O Destaque) – A Universidade Rovuma, uma das principais instituições de ensino superior de Moçambique, está a implementar medidas rigorosas para combater a corrupção e o assédio sexual no seu corpo docente. Dez professores serão desligados da universidade após um relatório de sindicância apresentar evidências de envolvimento em tais actos contra estudantes do Instituto Superior de Recursos Naturais e Ambiente de Montepuez, em Cabo Delgado.

A decisão foi formalizada num despacho assinado no passado dia 3 de junho pelo Reitor da Universidade Rovuma, Professor Doutor Mário Brito dos Santos. O despacho sublinha que as práticas detectadas são uma clara violação dos estatutos da universidade, e a medida visa salvaguardar a integridade dos processos académicos e administrativos, especialmente durante o período de exames.

Como parte das diretrizes do reitor, os docentes em questão serão imediatamente afastados das disciplinas que leccionavam. Para garantir a continuidade das avaliações e não prejudicar os estudantes, professores das delegações de Nampula e Niassa assumirão as responsabilidades pedagógicas.

Segundo a reitoria, a iniciativa da Universidade Rovuma reflecte um compromisso com a ética e a transparência no ambiente universitário. Estudantes que concluíram seus cursos na instituição, em particular os do sexo masculino, indicam que embora as práticas de corrupção não sejam recentes, houve um aumento na sua recorrência nos últimos anos. A acção da universidade, portanto, sinaliza um esforço para erradicar esses problemas e reforçar a confiança na instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *