Vaticano reuniu líderes mundiais para dar o último adeus a papa francisco
Maputo (O Destaque) – Roma testemunhou, neste sábado, uma cerimónia solene em homenagem ao Papa Francisco, que atraiu líderes mundiais e uma multidão de fiéis à Praça de São Pedro. O funeral, iniciado às 10h locais, culminou com o sepultamento do pontífice na Basílica de Santa Maria Maggiore, marcando um momento histórico ao ser o primeiro Papa em um século a ser enterrado fora do Vaticano.
A cerimónia reuniu representantes de mais de 150 países, incluindo chefes de Estado como Daniel Chapo, Presidente de Moçambique, João Lourenço, Presidente de Angola, José Maria Neves, Presidente de Cabo Verde, Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil, Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, e Javier Milei, Presidente da Argentina, terra natal do Papa Francisco. A presença de dez monarcas reinantes e líderes da Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia e União Europeia sublinhou a dimensão global do evento.
Um esquema de segurança abrangente foi implementado em Roma e no Vaticano para acolher os mais de 250 mil presentes, que acompanharam a cerimónia em áreas designadas, demonstrando o impacto e o respeito pelo legado do Papa Francisco.
Enquanto isso, aguarda-se o conclave para suceder Papa Francisco.
