Lichinga(O Destaque)-Numa acção que visa conter do consumo de estupefacientes entre jovens, o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) no Niassa deteve um cidadão de 70 anos, residente no bairro Massegere, acusado de fornecer “surruma” uma substância de efeito entorpecente a adolescentes e jovens da cidade de Lichinga.
A detenção ocorreu durante uma operação de rotina de combate ao narcotráfico urbano. Segundo explicou Moisés Matangue, porta-voz do SERNIC em Niassa, o idoso foi encontrado em sua residência com quantidades consideráveis da substância, armazenadas em baldes, prontas para venda.
Embora tenha admitido o crime, o detido afirma tratar-se da sua primeira incursão no comércio de estupefacientes. “Foi uma tentativa única”, disse, numa tentativa de justificar o acto. No entanto, as autoridades acreditam que ele já vinha alimentando, há algum tempo, a cadeia de distribuição nos bairros mais afectados da cidade.
Ainda na mesma operação, um jovem de 30 anos foi detido por envolvimento na produção e consumo de drogas. O SERNIC aponta os bairros de Sanjala, Namacula, Chiuaula e Massegere como os principais pontos críticos de consumo em Lichinga, com os distritos de Mecanhelas, Sanga, Cuamba, Mandimba e Lichinga a liderar o cenário a nível provincial.
As autoridades reafirmam o compromisso de continuar com acções de desmantelamento de redes de distribuição, com foco na responsabilização dos principais fornecedores e na prevenção junto das comunidades mais vulneráveis.
