Tianjin – (O Destaque)
A cidade portuária de Tianjin, no norte da China, acolhe entre domingo e segunda-feira a 25ª Reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), considerada a maior e mais estratégica cimeira da organização até hoje. Sob a presidência do Presidente Xi Jinping, a China pretende reafirmar o seu compromisso com uma nova ordem multilateral mais inclusiva, cooperativa e estável.
Fundada em 2001, a OCS assenta no chamado “Espírito de Xangai” princípios de confiança mútua, benefício partilhado, respeito pela diversidade e consulta entre iguais. Xi Jinping defende que estes valores são essenciais para a construção de uma comunidade internacional harmoniosa e têm guiado a evolução da OCS como plataforma de cooperação entre países com diferentes sistemas políticos e económicos.
Além da cimeira principal, Tianjin acolhe também a reunião “SCO Plus”, que integra países observadores e parceiros de diálogo. A agenda inclui o aprofundamento da cooperação económica, segurança regional, conectividade, inovação digital e o reforço da ligação entre a Iniciativa Faixa e Rota e as estratégias de desenvolvimento dos países membros.
A China aproveita ainda o contexto da cimeira para lembrar os 80 anos da vitória na Guerra de Resistência contra a agressão japonesa, sublinhando a importância da paz, da memória histórica e da resistência antifascista como pilares de uma governança global centrada nos povos.
Espera-se que a cimeira resulte em novas iniciativas multilaterais, reforçando a OCS como uma voz relevante nos assuntos globais. Ao encerrar a sua presidência rotativa, a China pretende deixar um legado de resultados práticos, unidade regional e uma visão clara de um futuro partilhado.
