MANGRASSE EXONERADO E JÚLIO JANE ASSUME NOVO CARGO DAS FDS

MANGRASSE EXONERADO E JÚLIO JANE ASSUME NOVO CARGO DAS FDS

Maputo (O Destaque)-
Ainda nos 100 dias de governação, uma significativa reestruturação nos altos escalões das forças de defesa e segurança (fds) de moçambique foi anunciada pelo presidente da república, daniel chapo. o general júlio jane foi designado para o cargo de chefe do estado-maior general das forças armadas de defesa de moçambique (fadm), substituindo o almirante joaquim mangrasse, que foi exonerado.

a nomeação de júlio jane, que toma posse amanhã, é acompanhada de sua promoção ao posto de general de exército, o mais alto na hierarquia militar. a trajectória do novo chefe do estado-maior general das fadm é marcada por uma vasta experiência em posições de liderança no sector de segurança. ele já comandou o ramo de serviços cívicos nas fadm, chefiou a polícia da república de moçambique (prm) e dirigiu o serviço de informação e segurança do estado (sise), cargo do qual foi exonerado pelo ex-presidente filipe nyusi.

essa movimentação representa a segunda grande alteração na cúpula das fds promovida pelo presidente daniel chapo. anteriormente, o general bernardino rafael foi substituído pelo general joaquim sive no comando da prm. essas mudanças sinalizam uma nova fase na gestão das forças de segurança do país, com o objectivo de fortalecer a capacidade de resposta e a eficiências no enfrentamento dos desafios que se apresentam.

num contexto que o país vive sob terrorismo desde 2017 na província de cabo delgado, igualmente, recentes ataques dos supostos Naparamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *