Maputo ( O Destaque) – É mais um problema que tem sido caracterisco em quase todos bairros em expansão na província de Maputo. Ngolhoza não está alheio. Os moradores do bairro enfrentam a crise de água, que se arrasta há mais de quatro semanas, a água não jorra nas torneiras.
“Estamos cansados porque isso não é a primeira vez a acontece e recebemos faturas todos os meses“, afirmou um dos residentes do bairro, num tom de desabafo.
Segundo os residentes do bairro, as noites que antes da situação eram tidas como sendo de repouso, de lá para cá, se tornaram em período de plantão para que possam garantir o acesso ao precioso líquido. Ou seja, têm de madrugar, isso porque, a água nas torneiras só jorra das 01h até 03h.
“Agora não dormimos. Somos obrigados a permanecer acordados até essa hora para que possamos garantir água nos nossos baldes. Caso contrário, somos sujeitos a pontos alternativos como é o caso das fontanárias”, esclareceu.
Por conta do dilema que afecta o bairro, os residentes exigem a rápida intervenção das autoridades.
O mesmo acontece em relação à rede eléctrica. Contam que há o que chamam “ilhas no bairro”, ou seja, alguns locais iluminados e outros não. Apesar dos pesares, o bairro tem sido um destino “preferencial” para muitos dos jovens que pretendem ter casa própria e por isso, há casas sempre em construção e diariamente chegam novos moradores.
