Maputo (O Destaque) – Residentes do bairro de Nkobe, no município da Matola, província de Maputo, vivem dias difíceis por conta de casas alagadas e questionam a trabalho da edilidade.
A situação é das antigas e são várias casas alagadas, dificultando desse modo a convivência e já lá vão mais de 6 anos.
Uma das residentes que há muito vive nessa dramática situação é a Esperança Sitoe, de 45 anos, que chegou no bairro há quase 15 anos e contou a equipa do jornal O Destaque, que problema tem barbas brancas, tendo acrescentado que o mesmo é do conhecimento das autoridades locais que nada fazem para minimizar a situação das enchentes naquele bairro.
“Eu tenho (3) três filhos que foram criados, nessas águas. Falo pelo meu filho mais novo, não sabe o que é brincar na areia, nós temos que calçar botas todos os dias, pedimos apoio porque não é fácil viver nessas condições“, desabafou a residente.
E porque as casas andam alagas, as ruas, também se tornaram intransitáveis. Alguns alunos de estabelecimentos de ensino que estão no bairro, também enfrentam grandes dificuldades para chegar ao destino.
Dada a gravidade da situação, os moradores temem que a situação agudize o problema de doenças de origem hídrica, visto que, algumas das residências não têm casas de banho pouco condignas. Mas nem tudo vai mal. Diante da situação deplorável, causada pelas inundações no bairro, quem vai tirando proveito para actividade de pesca.
