Maputo (O Destaque) – O novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Moçambique nas Nações Unidas, Domingos Estevão Fernandes, destacou na quarta-feira o apoio crucial que a ONU tem prestado a Moçambique, particularmente nos esforços de estabilização, combate ao terrorismo e assistência humanitária.
As declarações foram feitas após a apresentação das suas Cartas Credenciais ao Secretário-Geral da ONU, António GUTERRES durante o encontro, o Embaixador Fernandes sublinhou a relevância que Moçambique confere à ONU, tanto como centro do multilateralismo global quanto como parceiro estratégico no processo de desenvolvimento nacional.
Por sua vez, o Secretário-Geral António Guterres felicitou Moçambique pelo seu “desempenho exemplar” durante o seu mandato como membro não-permanente do Conselho de Segurança entre 2023 e 2024. Guterres realçou a contribuição do país para a aproximação de actores com visões divergentes e para a promoção da paz e segurança internacionais.
O Secretário-Geral afirmou ainda que a organização mundial manterá o seu compromisso em mobilizar a comunidade internacional para apoiar o país no combate ao terrorismo e na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável
