Maputo(O Destaque)-Após momentos de incertezas, movidas pelas reformas da Administração Trump, em vários projectos, o Executivo norte-americano acaba de confirmar o avanço no Millennium Challenge Corporation em Moçambique.
Numa nota consultada pelo Jornal Destaque consta:
A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Moçambique tem o prazer de anunciar que, na sequência da Revisão da Assistência Externa, o Conselho de Administração da Millennium Challenge Corporation (MCC) reuniu-se em Agosto e recomendou o avanço do Compacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique. Esta recomendação reflecte a confiança contínua na cooperação entre os Estados Unidos e Moçambique, destacando o compromisso de gerar resultados tangíveis para os dois povos. “Os Estados Unidos orgulham-se da nossa cooperação de longa data com Moçambique”.
A nota, elucida ainda, que “a decisão de avançar com o Compacto demonstra o compromisso de ambos os países em construir um futuro mais forte e próspero”, e cita a Encarregada de Negócios, Abigail L. Dressel.
O anúncio do avanço do MCC ocorre após a diplomata representante dos EUA em Maputo ter reunido com o Presidente da República, Daniel Chapo, há poucos dias, num encontro onde foi reafirmado o compromisso em se continuar com o aprofundamento dos laços entre os dois países.
