Exposição de fotos celebra 50 anos de relações diplomáticas entre Moçambique e China

Maputo (O Destaque) –Uma exposição de fotos que celebra os 50 anos de relações diplomáticas entre Moçambique e China foi inaugurada na passada sexta-feira no Centro Cultural Moçambique-China, na capital moçambicana, Maputo. A exposição, organizada em conjunto pela Embaixada da China em Moçambique, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique e a Agência de Notícias Xinhua, reuniu cerca de 200 participantes, incluindo o Secretário de Estado para o Turismo de Moçambique, Fredson Bacar, o Embaixador da China em Moçambique, Zheng Xuan, representantes de vários setores moçambicanos, empresas chinesas que operam em Moçambique e membros da comunidade chinesa.

A exposição apresenta mais de 150 fotos, divididas em três seções, que destacam os principais momentos históricos e os resultados da cooperação entre os dois países desde o estabelecimento das relações diplomáticas há cinco décadas. A seção “Traces of 50 Years of China-Mozambique Friendship” destaca o apoio da China à luta pela independência de Moçambique e o crescimento das trocas políticas, econômicas e culturais.

A seção “Pioneers of People-to-People Exchanges Chinese Enterprises in Mozambique” mostra as contribuições das empresas chinesas para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da população. A seção “ Lens of Xinhua, Images of the Century” apresenta obras clássicas da Agência de Notícias Xinhua, que cronologiam o desenvolvimento notável da China desde a fundação da República Popular da China.

No discurso de abertura, Fredson Bacar expressou sua gratidão pelo enorme contributo da China para o desenvolvimento social e econômico de Moçambique ao longo dos últimos 50 anos. Ele destacou que a exposição ilustra vividamente o crescimento das relações bilaterais, uma história de amizade, solidariedade e cooperação marcada por resultados frutíferos e benefícios mútuos.

Zheng Xuan enfatizou que a amizade tradicional entre a China e Moçambique, que remonta às suas lutas conjuntas contra o imperialismo e o colonialismo, tem sido continuamente fortalecida desde o estabelecimento das relações diplomáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *