Malawi (O Destaque) –Algo raro de se ver e ouvir, viveu-se em Malawi. Numa jogada política que está a surpreender o continente, o Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, decidiu eternizar os nomes dos seus principais adversários políticos em espaços públicos de grande destaque no país.
Trata-se das duas recentes avenidas reabilitadas em Lilongwe, capital do Malawi, que passam desde já a chamarem-se Avenida Peter Mutharika e Avenida Joyce Banda, em homenagem a dois ex-presidentes que também são seus concorrentes diretos nas eleições de 16 de setembro próximo.
Mas o gesto não parou por aí. Numa decisão ainda mais ousada, Chakwera determinou a mudança do nome do Aeroporto Internacional de Chileka, em Blantyre, que passa a chamar-se Aeroporto Internacional Bakili Muluzi, celebrando outro ex-chefe de Estado.
Segundo o Estadista Malawiano, a medida pretende “reconhecer e preservar o contributo de cada um no desenvolvimento do país”, mesmo sendo adversários políticos.
A decisão é vista como um acto curioso, inesperado e até raro em África, onde os líderes muitas vezes ignoram ou apagam o legado dos opositores. Agora, no Malawi, os nomes da oposição estão literalmente gravados nas estradas e no céu.
