Governo autoriza a constituição de veículos para salvar LAM da crise e dívidas com bancos

O Destaque (Maputo) – Em decisões tomadas na terça-feira, (02 de Setembro), o Governo aprovou a criação de uma nova empresa para financiar a capitalização das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e, ao mesmo tempo, estabeleceu uma estrutura para a gestão e liquidação da avultada dívida da companhia aérea de bandeira. No entanto, o montante da dívida não foi revelado.

​As resoluções foram tornadas públicas através de um comunicado enviado à imprensa e não no habitual briefing após a sessão do Conselho de Ministros, cujas razões para sua não existência não foram explicadas.

Sociedade para aquisição de participação

​A primeira decisão crucial do Executivo, foi a autorização para a constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), detida pelos actuais accionistas da LAM. Esta nova empresa será formada pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), pela Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), pela Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE) e pelos accionistas existentes da LAM. ​O objectivo principal da SPE é angariar e garantir o financiamento necessário para que estas entidades possam adquirir uma nova participação na LAM, injectando capital fresco e fortalecendo a estrutura financeira da companhia.

Este movimento visa revitalizar a LAM, permitindo-lhe modernizar as suas operações e enfrentar os desafios do mercado de aviação.

​Gestão e liquidação da dívida

​Na segunda frente, o Governo aprovou a resolução que autoriza o pagamento das prestações anuais da dívida da LAM. Esta dívida, garantida pelo Estado moçambicano junto a bancos comerciais, representa um encargo financeiro significativo para a empresa e para os cofres públicos.

​Adicionalmente, o Governo autorizou a entidade que gere e coordena o sector empresarial do Estado, no caso, o Instituto para Gestão e Participações do Estado (IGEPE), a criar um segundo veículo de propósito específico. O papel deste veículo será exclusivamente a gestão e liquidação da dívida da LAM, procurando uma forma organizada e eficiente de resolver a questão dos passivos financeiros acumulados pela companhia ao longo dos anos.

​Essas medidas, anunciadas indicam um aparente esforço do Governo para solucionar os problemas financeiros da LAM através de uma estratégia que separa a nova capitalização da gestão da dívida antiga, usando veículos financeiros especializados para cada um dos objectivos.

A abordagem sinaliza uma intervenção directa para garantir a continuidade das operações da transportadora aérea nacional e para mitigar os riscos financeiros para o Estado. Ainda assim, a LAM continua com problemas de base

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